segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Troféu Raça Negra 2009 acontece no próximo domingo

O Troféu Raça Negra 2009, maior evento da comunidade negra no país, acontece no próximo domingo, dia 15 de novembro, às 20h, na Sala São Paulo. Ainda dá tempo de votar nas personalidades que você mais admira. É só visitar o site do Troféu.

http://www.trofeuracanegra.com.br/website/index.php

(Fonte: Site Revista Raça)

Criado pela ONG Afrobras – Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, ocorreu pela primeira vez por ocasião do marco das festividades dos 500 anos de Descobrimento do Brasil no ano 2000. Pela primeira vez neste País personalidades negras que contribuíram em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho perseverança e exemplo público na construção de uma sociedade melhor foram reconhecidas e homenageadas numa noite de gala no Teatro Municipal de São Paulo.

Quatro anos depois a segunda edição ocorreu em comemoração aos 450 anos de aniversário da cidade de São Paulo. O evento passou a ser realizado na Sala São Paulo, considerada a mais moderna sala de concertos da America Latina, um espaço sofisticado e elegante, no centro da cidade de São Paulo. Justamente neste momento a Afrobras considerou oportuno premiar e enaltecer as iniciativas, ações, trajetórias e realizações daqueles que haviam contribuído para valorização da raça anualmente.

Sendo assim em 2005 a entrega do troféu ocorreu no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e mais uma vez contou com a presença de personalidades, autoridades, celebridades que neste momento já ansiavam pelas novas edições. E para saber quem seriam os indicados escolhidos através do voto popular. As cerimônias do Troféu Raça Negra são sempre marcadas pelo glamour, com a presença de pessoas bonitas e talentosas num clima de muita euforia.


No ano seguinte, em 2006, a novidade foi a implantação da categoria de Ação Social e mais uma vez o evento contou com o patrocínio de grandes empresas e instituições financeiras.
Em 2007 o já então considerado “Oscar” da comunidade negra dedicou uma homenagem ao mestre Cartola. A abertura da cerimônia de entrega das estatuetas teve início com o Coral Zumbi dos Palmares, que cantou o Hino Nacional. Esta foi uma edição comemorativa, pois o troféu chegava a sua quinta edição.

Já em 2008 o Troféu entrou oficialmente para o calendário da cidade de São Paulo e, diferentemente dos anos anteriores, a escolha dos indicados não foi através do voto popular. Em comemoração aos 120 anos de abolição da escravatura foram premiados personalidades e autoridades que se destacaram pela luta a favor da diversidade e da inclusão dos negros na sociedade.

Além disto, houve uma homenagem póstuma a Wilson Simonal cantor e apresentador da década de 60. A vitória do presidente Barack Obama também foi lembrada ao ser entregue uma placa ao Consulado dos Estados Unidos da América, representado na ocasião por Laura Gould. Para este ano muito se espera deste que é o maior evento da raça negra no Brasil e há uma certeza, será um momento ímpar, pois a homenagem ao rei do pop Michael Jackson promete ser diferente de tudo que já foi visto antes.

O Troféu raça Negra é um sucesso de público e de mídia, pois representa o anseio de diversas pessoas que têm um objetivo em comum: o congraçamento da raça humana. Neste evento são reunidas pessoas negras e não negras que acreditam que um país só pode de fato crescer se reconhecer as suas diferenças, mas acima de tudo trabalhar em busca da equidade entre as raças.

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog, muito legal o conteúdo. Sucesso ai! Quando der visita o Ecos www.ecosdotelecoteco.blogspot.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Lau...muito bom seu blog...
    vc tem algum email onde podemos encaminhar materias...convites para vc participar de eventos?

    bjinhos
    Sonia

    ResponderExcluir