quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Exposição a céu aberto em Salvador revela beleza da mulher negra

A beleza das negras baianas é o tema da exposição fotográfica Bahia Terra da Beleza Negra, do fotógrafo Gajé, que será lançada na quinta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, às 20h, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves. A exposição a céu aberto, que acontece no Campo Grande e na Praça Castro Alves, vai até o dia 1º de dezembro e traz 100 banners de 1,20 m, cada um retratando uma mulher em quatro ângulos diferentes.
A exposição foi a forma encontrada pelo fotógrafo Gajé para reverenciar as mulheres negras, “essa beleza tão marcante na nossa cidade e que muitas vezes passa despercebida em nosso cotidiano urbano”. Gajé, que é carioca, mas adotou e foi adotado pela Bahia, faz questão de frisar que a beleza de suas musas é natural, dispensando maquiagens, luz artificial ou qualquer outro artifício de correção permitido pela tecnologia.Com suas lentes ele procurou captar a diversidade da beleza estética das mulheres negras, que sintetiza como guerreiras e valentes, que lutam para romper no dia-a-dia as barreiras do racismo, do preconceito, do machismo e da intolerância que a cercam. Gajé foi buscar suas modelos em diferentes classes sociais, profissões e bairros de Salvador, a cidade com maior população negra fora da África, mas já programa para o próximo ano um olhar também sobre outras regiões do estado.
O fotógrafo entende que a desconstrução do ideal de beleza no Brasil precisa trilhar por outros caminhos e acredita que a fotografia pode contribuir e muito para isso, ajudando a elevar a autoestima dos negros. “Com essas fotos eu quero que as pessoas se identifiquem nas ruas e se vejam belas, percebam que não existe só um estereótipo de beleza. E a exposição a céu aberto facilita essa identidade porque democratiza, não fica restrita a quem tem a cultura de visitar galerias ou outros espaços culturais”, explica Gajé.Organizada pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), a exposição Bahia Terra da Beleza Negra tem o compromisso de transformar conceitos, levantando questionamentos sobre a condição da mulher negra, como um dos elementos de formação da identidade soteropolitana.

Um comentário:

  1. Oi! Achei um site muito bacana que possui mais de 50.000 acessos ao dia e fazem parceria com blogs/sites, vale a pena! Eu já fiz o meu!Só lembrando que você tem que como se trata de uma parceria você tem que colocar o selo deles também no seu blog/site também que você pode pegá lo no mesmo link abaixo!Senão você não receberá acessos!

    Aí vai o link: http://www.guiademulher.com.br/enviar_blog.php

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir