sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cia. Corpos Nômades dialoga com as culturas do hip-hop e do carnaval



A dança contemporânea dialogando com as culturas do Carnaval e do Hip-Hop

Projeto pensado e gestado desde 2001, Édipus Rex-A Máquina Desejante, o novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, estreia dia 13 de novembro de 2009, na sede da companhia (O Lugar – Rua Augusta, 325, Centro, São Paulo), sob a direção de João Luís Minelli Andreazzi, que completa em 2009, como coreógrafo, 20 anos de carreira.

Édipus Rex mescla dança contemporânea, teatro, vídeoarte e funde os elementos do Hip-Hop, (com o rapper Terra Preta), do grafite(com o grafiteiro Tota), da música (com o DJ Dan-Dan) e do Carnaval (com o Mestre Sala Gabi, da Escola de Samba Camisa Verde e Branco).
A história de Édipo, filho de Laio e Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígone e de Polinices, é famosa devido ao fato do protagonista matar o pai e casar-se com a própria mãe. Por isso, é considerada a tragédia das tragédias, colocando em foco questões como o parricídio e o incesto, mas também é motor de pensamento e pesquisa de questões como oposições e interações entre o público e o privado, a norma e a transgressão, o destino e a invenção.

Esse novo espetáculo da companhia abarca temas humanos e existenciais: destino, paixão, equívocos, alienação, punição e loucura. Durante a temporada, a sede da companhia receberá uma exposição fotográfica com 12 imagens clicadas pelo fotógrafo Henk Nieman, que acompanha desde 1999 o processo de pesquisa sobre o corpo nômade, com João Andreazzi.

O diretor da Corpos Nômades, João Luís Minelli Andreazzi durante sua carreira como coreógrafo, criou mais de um espetáculo por ano, entre eles Película da Retina, As Últimas Tentações de Santo Antão, Password:003, Under One´s Very Eyes e Shoot in the Hood . Serão oferecidos, também, workshops específicos relacionados às manifestações culturais exploradas no desenvolvimento da peça.

Para essa montagem a Cia. Corpos Nômades conta com o "Programa de Incentivo a Dança Paulista - 2008", da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio da SABESP, e com apoio da 6ª edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
A inspiração de Édipus Rex

A inspiração escolhida para a construção poética desse espetáculo é a temática de Sófocles e seus conflitos em Édipo Rei, que se transformou em ícone moderno e pós-moderno por criar personagens que ilustraram a psicanálise, a filosofia e os mais secretos desejos humanos. O relato dessa tragédia, advinda de uma lenda grega, foi fundamental para a concepção do espetáculo, pois permitiu ampliar o leque de imagens e movimentos.

Para esse projeto, o grupo continuará o desenvolvimento investigativo cênico que Andreazzi nomeia de coreodramaturgrafia, em que a dança funde-se com a dramaturgia originando o sentido cênico para o corpo contemporâneo, numa fusão do movimento corporal e vocal expondo um corpo falante que orquestra a cena.


Oficinas e workshops Gratuitos:

Festa de abertura de temporada- Batalha de MCs e Dança de Rua, com MCs convidados e o DJ Dan Dan, dia 14 de novembro, sábado às 22h30, após o espetáculo ÉDIPUS REX, na sede da Cia. Corpos Nômades. Aberto ao público em geral e aos espectadores da noite de apresentação.

Oficina de Graffiti com TOTA, de 24 a 26 de novembro das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público Alvo: grafiteiros e pessoas interessadas acima de 16 anos. Número de vagas: 10.

Eventos com a Cultura do Carnaval

Oficina de Mestre Sala com o Gabi para a Cia. Corpos Nômades, aberto para o público interessado, 20 vagas, pessoas acima de 16 anos - dias 14 e 16 de outubro das 20h00 às 22h00, na sede da Cia. Corpos Nômades.

Oficina de Alegoria Carnavalesca com Nicea Corrêa – dia 28 de novembro - sábado, das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público alvo: interessados no assunto acima de 12 anos. Número de vagas: 20.

Oficina de cuíca – com Dalua – dias 13 e 15 de outubro das 19h00 às 22h00, para a Cia. Corpos Nômades e com 5 vagas para público interessado, na sede da Cia. Corpos Nômades.

Eventos com a Cia. Corpos Nômades
Ateliê de composição coreográfica coordenado por João Andreazzi e Cia. Corpos Nomades dia 21 de novembro, sábado das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público Alvo: bailarinos e atores interessados no tema. Numero de Vagas: 30.
Bate-papo após o espetáculo Édipus REX, com integrantes da Companhia dia 28 de novembro.

Édipus Rex - a Máquina Desejante
13 de novembro a 13 de dezembro de 2009, sextas e sábados,21h, domingos, 20h30

O LUGAR - Cia. Corpos Nômades

Local: Rua Augusta, 325 - São Paulo – Brasil - Tel: 55-11-3237-3224 - Ingresso: R$ 15,00 inteira e R$7,50 a meia entrada/ Recomendação: 14 anoshttp://www.ciacorposnomades.art.br/ / ciacorposnomades@uol.com.br / ciacorposnomades@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário