quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Microsoft pede desculpas após mudar raça de personagem em anúncio



Da agência EFE

O gigante da informática americano Microsoft teve que pedir desculpas depois que sua divisão polonesa mudou a raça de um dos personagens que apareciam em um anúncio promocional.Nos Estados Unidos, os três personagens retratados sorrindo com o slogan "Dando poder a sua gente com os instrumentos de TI de que precisam" eram uma mulher - branca - e dois homens: um negro e outro asiático. Foto exibida no site norte-americano da Microsoft. Em sua versão para a Polônia, o rosto do negro, que ocupava o centro do anúncio, foi substituído pelo de um homem branco, sem mudar as roupas ou mesmo a mão do personagem que estava sobre a mesa, informa hoje o jornal britânico "The Guardian".

Os termos "cor" e "raça" são usados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo Demográfico oficial do Brasil. O conceito de cor e raça classifica os brasileiros em: amarelos, brancos, indígenas, pardos e pretos. A imagem notadamente alterada começou a circular na internet na terça-feira, mas, depois que alguém advertiu a Microsoft da troca, a empresa retirou o anúncio e iniciou uma investigação para localizar o responsável."Estamos analisando o ocorrido. Apresentamos desculpas e estamos em processo de retirar a imagem", declarou a Microsoft, em comunicado.

Um comentário:

  1. Classificar gentes é muito pobre! Será que foi para a Polônia? Isto é, exigência de consumidor polonês? Se for, é uma piada de mau gosto. Afinal, tantas cidades do referido país foram devastadas por conta de racismo. Ou não lembramos mais da tomada de Varsóvia pelos nazistas? Abraço, irmão! Maurício Santini

    ResponderExcluir