quinta-feira, 4 de junho de 2009

Celebre a Cultura Popular no Arraiá da Preta


A Pílula de Cultura Feira Preta edição especial realiza no dia 7 de junho o “Arraiá da Preta – Celebrando a Cultura Popular”, uma proposta colaborativa dedicada à Cultura Caipira e Afro-Brasileira. O evento, que acontece na Casa das Caldeiras, é uma miscelânea de diferentes vertentes artísticas, proporcionando um intercâmbio e reflexão sobre a cultura popular através de uma tradicional festa junina com exibição de filmes, comidas típicas, aulas de forró, oficina de motivos juninos e brincadeiras juninas. Uma programação caprichada em homenagem aos dias de Santo Antônio, São João, São Pedro e as crendices populares.


O evento propõe uma reflexão sobre a influência da cultura e crendices populares no nosso dia-a-dia e o público será convidado a interagir com as performances improvisadas, embasadas pelo tema Cultura Popular Tradicional. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Todos os elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Programação:
Exibição dos Filmes Feiticeiros da Palavra e No Repique do Tambu (Acervo da Associação Cachuera)


Exibição do Filme Versificando (13 Produções)


Monitoria em torno da Casa das Caldeiras (Patrimônio Histórico)


Espaço recreativo infantil e Oficina de tecidos afro e motivos juninos com o artista plástico Jaergenton


Aulas de forró com o professor Emerson Nascimento da Ação Comunitária Tiradentes


Expositores da Feira Preta


Intervenção Musical: A DJ Evelyn dá uma nova roupagem para os forrós tradicionais de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Domiguinhos entre outros nomes do forró pé-de-serra


Intervenção Musical: O cantor Costa Senna e seu grupo Unirversos apresentam o show: Diversidade Humana com cantigas, rimas e versos. Um Espetáculo Lítero-Musical


Brincadeiras: Momento dedicado a reviver as animadas brincadeiras juninas que remetem à infância como Correio Elegante, Quebra-panela, Corrida de Saco, Maçã na Tina de Água, Dança da Laranja e outras.


Comidas e bebidas gostosas.

Serviço:
“Arraiá da Preta – Celebrando a Cultura Popular”
07 de Junho 2009 - 16:00 às 21:30 - Entrada Franca
Casa das Caldeiras - Avenida Francisco Matarazzo, nº 2000 - Água Branca - São Paulo

Realização: Pretamultimidia, Parceria: Casa das Caldeiras, e Apoio: Proac - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo e Centro Cultural da Espanha em SP, AECID, Embaixada da Espanha no Brasil.
Tel: Pretainfo (11) 3031-2374 E-mail: feirapreta@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário