segunda-feira, 11 de maio de 2009

Livro da jornalista Lina de Albuquerque conta como 26 pessoas lidaram com a mudança em suas vidas

Será lançado no dia 14 de maio de 2009, na livraria Saraiva do Shopping Higienópolis, em São Paulo, a partir das 19h30, o livro Recomeços, de Lina de Albuquerque. Em “Recomeços”, depoimentos de personalidades conhecidas, como Elza Soares, Barbara Paz, Lily Marinho, Dorina Nowill, Chico César, Paulo Borges, Adriana Bombom, DJ Zé Pedro e Lucinha Araújo convivem com relatos de pessoas anônimas, como o pedreiro Evando dos Santos, que se alfabetizou aos 18 anos e fundou 37 bibliotecas pelo Brasil. O livro traz também o relato contundente de Luislinda Dias de Valois Santos, primeira juíza negra do Brasil.
"Por ter me tornado juíza tão tarde, não queria perder tempo. Enfrentei ameaças no sertão, implantei juizados em comunidades distantes e causei espanto ao comparecer nas audiências com meu cabelo rastafári”, conta a juíza no livro. A juíza Luislinda Dias de Valois Santos tornou-se o símbolo da luta de cidadania para as comunidades pobres do estado da Bahia. Negra, afrodescendente de origem humilde, ela foi a idealizadora do Balcão de Justiça e Cidadania, que resolve conflitos entre os habitantes dos bairros mais carentes de Salvador, áreas remanescentes de quilombos e de comunidades indígenas.
A autora

Jornalista, Lina de Albuquerque formou-se na PUC-SP e cursou, sem terminar, Filosofia e o mestrado em Antropologia, ambos na USP. Trabalhou nas redações da revista Veja e dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Foi subeditora da revista Isto É e editora de reportagem da revista Marie Claire, onde ganhou o primeiro Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, com a reportagem “A Dança das Severinas”. Continua colaborando com Marie Claire, além das revistas Claudia e do jornal Valor Econômico. Lina ainda é letrista de músicos como Fernanda Porto, e criou, com o parceiro Gedley Braga, um projeto de composições na internet batizado de Lavadeiras (myspace.com/lavadeiras), que será lançado no final do ano na voz da cantora carioca Helena Cutter (myspace.com/lavadeirashelenacutter).

SERVIÇO

O que Lançamento do livro “Recomeços”, de Lina de Albuquerque

Quando Dia 14 de maio de 2009, quinta-feira

Onde Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis

Av. Higienópolis, 618 Loja 315 - Piso Higienópolis, São Paulo - SP

Telefone (11) 3662- 3060

Horário 19h30 às 22h

Preço R$ 29,00

Editoras Saraiva e Versar

Páginas 160

Um comentário:

  1. Oi!! Lina,

    Estou na Suíça lendo o seu livro e gostaria de compartilhar com você...
    O meu e-mail é hartmann.selma@romandie.com e você pode vistar o meu site www.selmamacedo.com.br.

    Nós encontramos no Brasil na Bahia numa noite de domingo no Rio Vermelho... Adorei aquele momento!

    Beijos com parabéns!! Estou adorando a sua maneira de escrever!!
    Selma

    ResponderExcluir